segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Arquipélago de Escritores: 14 a 17 de novembro de 2019

O evento literário Arquipélago de Escritores foi criado em 2018. É uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que conta com o apoio do Governo dos Açores e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. O escritor Nuno Costa Santos é o curador e a StorySpell (agência literária) é a responsável pela produção.



A imagem pode conter: texto
Banner da segunda edição.
Fonte da imagem.



O objetivo deste evento é promover o convívio cultural e a importância da leitura, misturando culturas e literaturas através de conversas, momentos musicais, leituras encenadas, encontros com leitores, apresentações de livros, atividades para as crianças, sessões de cinema e cursos. Para isso, vários autores regionais, nacionais e internacionais são convidados. Por exemplo, em 2018, estiveram presentes Onésimo Teotónio Almeida (que fez parte do painel sobre "A Obsessão da Portugalidade ou a Tirania do Pastel de Nata?", Gonçalo M. Tavares (que realizou um curso intitulado "Cultura e Pensamento Contemporâneo"), Diana Marcum (que escreveu A Décima Ilha, um livro sobre uma americana que se apaixona pelas ilhas açorianas), entre outros nomes ligados à literatura.


Em janeiro deste ano, foi confirmada a segunda edição desta iniciativa literária. Decorrerá desde o dia 14 de novembro (quinta-feira) até ao dia 17 de novembro (domingo). Tal como na primeira edição, também irão convidar autores açorianos, continentais e internacionais. Já foram confirmadas as presenças de Teju Cole, Dulce Maria Cardoso, Richard Zimler, Domingos Amaral, João de Melo, Joel Neto e Vamberto Freitas.



Autores convidados. J. H. Santos Barros será o autor homenageado.
Fotografias retiradas do Facebook do evento.



Este ano, o escritor homenageado será J. H. Santos Barros. Nasceu em Angra do Heroísmo (Terceira) em 1946 e marcou a intervenção cultural renovadora no panorama insular dos últimos anos. Foi poeta, ensaísta e jornalista. Faleceu em 1983, em Espanha, num acidente de aviação.

Este ano, será editada a obra completa deste autor pela Imprensa Nacional. Num único volume, que terá como título Alexandrina, como era, será reunida toda a sua poesia, incluindo poemas inéditos. Conta com a organização de Jorge Reis-Sá e com o prefácio de António Lobo Antunes.



Até ao dia 14 de novembro, poderão ver os anúncios dos eventos através do Facebook do Arquipélago dos Escritores.



Fontes:

Correia, Gonçalo (2018, 15 de novembro). Começa esta quinta-feira o festival literário Arquipélago de Escritores. Disponível em: https://observador.pt/2018/11/15/comeca-esta-quinta-feira-o-festival-literario-arquipelago-de-escritores/?fbclid=IwAR0Vg6jKmdp5_Fu87jfow6OhvzG52qTeOYWagt17dkM35NbqliVR3D0QjY0. Acedido a 25 de outubro de 2019;

Encontro Arquipélago de Escritores vai ter segunda edição em 2019 (2019, 11 de janeiro). Disponível em: https://24.sapo.pt/vida/artigos/encontro-arquipelago-de-escritores-vai-ter-segunda-edicao-em-2019. Acedido a 25 de outubro de 2019;

Sobre Nós. Disponível em: http://arquipelagoescritores.pt/sobrenos/. Acedido a 25 de outubro de 2019.

Obra completa de J. H. Santos Barros, "Alexandrina, como era", inclui inéditos (2019, 3 de março). Disponível em: https://www.dn.pt/lusa/obra-completa-de-jh-santos-barros-alexandrina-como-era-inclui-ineditos-10640046.html. Acedido a 28 de outubro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário