quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Natal: Leituras para os miúdos (parte 2)

O Natal já passou, mas a interrupção letiva ainda não terminou. Para aqueles que ainda querem festejar o Natal até ao primeiro dia de aulas de 2020, poderão ler estes dois livrinhos muito especiais!


2019 é o ano da celebração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Para acabar o ano em grande, aconselha-se a leitura de um conto maravilhoso desta autora, Os três reis do Oriente.


Fotografia de Daniela Sampaio.


Este conto segue os célebres Três Reis Magos e as lições que aprenderam antes de seguirem a estrela que irá levá-los até Jesus Cristo. Gaspar vivia num sítio onde o culto ao bezerro de ouro era importante, mas ele apenas venerava Deus. Por não prestar culto ao bezerro, ele foi colocado de parte e passou a sofrer calamidades. Irá ele deixar de acreditar em Deus e passar a fazer o que os outros fazem?


Ilustração de Gaspar. Autoria de Fedra Santos.

O rei Melchior, um dia, decidi consultar várias pessoas sábias quanto a uma placa de barro antiquíssima que contém uma mensagem sobre um suposto redentor. Uns dizem que é uma mensagem sobre o passado. Outros dizem que é apenas um poema. O que pensará ele depois de tudo isso?
Por fim, temos Baltasar. Ele vivia rodeado de festas e de banquetes extravagantes. Depois de uma grande festa, sente-se vazio e decide passear pelas redondezas. Nessa caminhada, conhece um homem muito pobre. O que irá Baltasar fazer depois de falar com o homem?



Uma outra excelente recomendação é Cartas do Pai Natal, do emblemático J. R. R. Tolkien. 


Fotografia de Daniela Sampaio.

Os filhos de Tolkien, todos os anos, recebiam uma carta do Pai Natal. As cartas falavam sobre a casa do Pai Natal e acontecimentos que tinham lugar no Pólo Norte. A primeira chegou em 1920, quando o mais velho, John, tinha 3 anos. Nos 20 anos seguintes, os restantes, Michael, Christopher e Priscilla, também iam recebendo a sua correspondência. Através delas, também conheciam os seres que viviam ou trabalhavam com o Pai Natal, como o Urso Polar e os seus primos, Paksu e Valkotukka, os Elfos da Neve, os Gnomos Vermelhos, os Bonecos de Neve, Ursos das Cavernas, entre outros.
Para muitos fãs d'O Senhor dos Anéis, Cartas do Pai Natal é uma forma de ver um lado mais infantil de Tolkien.



O livro também conta com ilustrações relacionadas com o conteúdo das cartas.
Fotografia de Daniela Sampaio.






A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem, para empréstimo, dois exemplares do conto de Sophia e um exemplar da coletânea de cartas de Tolkien:

  • ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner e SANTOS, Fedra - Os três reis do Oriente. Lisboa: Figueirinhas, 2002. 43 p.
    JUV 82-34 ANDR/rei
    JUV-D 82-34 ANDR/rei ex.2;
  • TOLKIEN, J. R. R. - Cartas do Pai Natal. Lisboa: Publicações Europa-América, 2006. 111 p.
    JUV 82-34 TOL/car J10642

Sem comentários:

Enviar um comentário