sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Os Xailes Negros, de José de Almeida Pavão

Os Xailes Negros foi publicado em 1973 e é o romance mais célebre de toda a obra do Professor Doutor José de Almeida Pavão. Em 1986, ganhou uma adaptação televisiva feita por Zeca Medeiros e Emanuel Macedo e produzida pela RTP Açores.

Tendo como pano de fundo a freguesia das Sete Cidades (havendo muitas referências à lagoa), Os Xailes Negros conta a história de Manuel e Ermelinda, dois jovens nos seus 20 e poucos anos que muito sofrem à mercê dos mexericos e dos traumas. É um livro sobre a curiosidade negativa alheia, a dor, a emigração e as guerras coloniais. Mas nem tudo é negro como os xailes. Também há amor, não só entre um homem e uma mulher, mas também pelas lindas tradições açorianas, como os balhos e as Festas do Espírito Santo.



Capa da reedição (comemorativa) d'Os Xailes Negros.


Este romance é uma homenagem magnífica à terra (micaelense) e aos que nela vivem, incluindo aqueles que tiveram de a abandonar. Para quem o lê agora, faz lembrar aqueles que serviram a pátria e, consequentemente, voltaram diferentes. Questiona como é que o homem nunca é "condenado", mas a mulher é sempre a culpada das desgraças de um homem. Ensina-nos que não são os outros que devem mandar na nossa vida, mas nós mesmos. 


Por ser um pequeno grande livro que marcou uma geração e por mostrar o dom que José de Almeida Pavão tinha, Os Xailes Negros foi reeditado como uma forma de celebrar o centenário do nascimento do autor. Hoje, pelas 14h30, haverá um colóquio sobre a sua vida e obra. Pelas 17h30, a reedição deste grande romance será apresentada. Pelas 18h, será inaugurada uma exposição sobre José de Almeida Pavão como mestre e escritor.



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, óculos graduados, texto e closeup
Convite sobre as iniciativas preparadas para hoje, dia 6 de dezembro de 2019.



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem um exemplar para empréstimo:

  • PAVÃO JÚNIOR, José de Almeida Pavão - Os xailes negros. Ponta Delgada: [s.n], 1973. 215 p.
    EMP AÇORES 82-31 PAV/xai E04921

Sem comentários:

Enviar um comentário