quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Olga Tokarczuk: Prémio Nobel da Literatura de 2018

A escritora polaca Olga Tokarczuk é a vencedora do Prémio Nobel de Literatura de 2018 e a 15.ª mulher a receber este galardão. Nasceu em Sulechów e, atualmente, vive em Wroclaw. A literatura esteve sempre presente na sua vida, até porque os seus pais eram professores e o pai também trabalhava na biblioteca escolar. Estudou Psicologia na Universidade de Varsóvia e, depois, em 1993, estreou-se como escritora de ficção ao publicar The Journey of the Book-People. Graças a esse livro, a autora recebeu o Polish Publisher's Prize na categoria de melhor estreia de 1993-1994.


Ilustração oficial do Prémio Nobel. Artista: Niklas Elmehed.
Fonte da imagem.


Foi com o terceiro romance, Primeval and Other Times, que Tokarczuk estabeleceu a sua presença no panorama literário. A ação passa-se em 1914 e aborda a História polaca do século XX. Através da narrativa, tal como aconteceu neste livro, a escritora pretende chegar a um entendimento com a imagem nacional do passado. Mostra, ainda, um grande talento em termos de imaginação e de sofisticação artística. 

Viagens é um dos livros da polaca que já foi publicado em Portugal, pela Cavalo de Ferro, chancela da 2020 Editora. Nele, a autora incluiu mapas antigos e desenhos que fazem lembrar uma enciclopédia vasta, mostrando um mundo em constante viagem. É um livro com fragmentos narrativos e de prosa ensaística que exploram os temas do movimento físico, da mortalidade e do sentido de lar. É feito, também, um cruzamento de histórias de várias personagens, como o anatomista holandês do século XVII Philip Verheyen, que descobriu o tendão de Aquiles, e a emigrante polaca que volta ao seu país para envenenar um amor antigo de liceu, que se encontra doente em fase terminal.



Bertrand.pt - Viagens
Capa portuguesa do livro Viagens.
Fonte da imagem.


Na próxima segunda-feira, a Cavalo de Ferro irá publicar um outro romance da nova laureada do Prémio Nobel da Literatura, Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos. A equipa desta chancela já está a preparar-se para produzir mais examplares e incluir neles uma faixa relacionada com o Prémio Nobel. Este romance é como uma paródia ao género policial e foca-se numa professora reformada que aprecia astrologia e é fanática por animais. Considerada louca pelos habitantes locais, ela luta contra os homens dedicados à caça. É uma história ambivalente que promete fazer o leitor pensar muito sobre a natureza e a loucura.



Bertrand.pt - Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos
O livro será lançado no próximo dia 14 de outubro.



A Academia Sueca decidiu atribuir este galardão a Olga Tokarczuk devido "à sua imaginação narrativa que, com uma paixão enciclopédica, representa o cruzamento de fronteiras como uma forma de vida".


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem, para empréstimo, o seguinte livro:



TOKARCZUK, Olga- Viagens. Amadora: Cavalo de Ferro, 2019. 343 p.
EMP 82(438) TOK/via.




Fontes:

The Nobel Prize in Literature 2018. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2019. 10 de outubro de 2019. <https://www.nobelprize.org/prizes/literature/2018/summary/>;

QUEIRÓS, Luís Miguel. Olga Tokarczuk e Peter Handke são os dois novos Nobel da Literatura. 2019. Acedido a 10 de outubro de 2019, em: https://www.publico.pt/2019/10/10/culturaipsilon/noticia/dois-nobeis-1889460.

Sem comentários:

Enviar um comentário