terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Marianinha, de José de Almeida Pavão

Marianinha foi o último livro de ficção publicado por José de Almeida Pavão, em 1997. Conta a história de Marianinha, que se apaixona por um rapaz "malandro". Ao ficar grávida dele, eles casam-se, mas ela tem uma vida infeliz, repleta de problemas financeiros e de crimes, que prejudicam também aqueles que ela mais ama.



Fotografia e edição de Daniela Sampaio.


Neste romance, prevalecem temas típicos da obra literária do professor micaelense, como o poder do fado/destino e a valorização das tradições populares, como os balhos, as Festas do Espírito Santo e as Festas do Senhor Santo Cristo. Também há comentários sociais e reflexões que parecem ser muito atuais para nós, que estamos prestes a começar uma nova década do século XXI. Aborda assuntos como os imigrantes e a descoberta das suas origens, o aborto, a submissão da mulher perante o marido, assédio sexual, violação, etc.


Marianinha é uma carta de amor à natureza e às tradições populares, sendo, ainda, uma chamada de atenção social. É um livro que não só entretém, como também nos faz refletir.


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem, para empréstimo, dois exemplares de Marianinha:

  • PAVÃO JÚNIOR, José de Almeida. Marianinha. Ponta Delgada: Coingra. 1997. 187p.
    EMP AÇORES 82-31 PAV/mar E03689
    EMP AÇORES 82-31 PAV/mar ex.2 E25634

Sem comentários:

Enviar um comentário