segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

José de Almeida Pavão: Comemoração do centenário do nascimento

José de Almeida Pavão Júnior nasceu em São José, Ponta Delgada, a 6 de dezembro de 1919. Foi ficcionista, ensaísta e professor. Lecionou no Liceu Antero de Quental durante 34 anos (onde também foi Vice-Reitor e Reitor) e na Universidade dos Açores. Devido ao seu trabalho como professor, foi condecorado, em 1983, pelo Presidente da República Ramalho Eanes com o grau de comendador da Ordem da Instrução Pública.

A sua carreira académica é marcada por participações em colóquios, conferências, congressos, seminários e sessões comemorativas em Portugal, no Brasil, no Canadá e nos EUA. Publicou artigos, ensaios e recensões sobre Camões, Gil Vicente, Fernando Pessoa, a literatura açoriana, o teatro, o ensino, entre outros temas. 

Como escritor de ficção, publicou livros relacionados com o povo açoriano. Destacam-se Evocações (1968), Os Xailes Negros (1973) e Marianinha (1997). 

Para além de mestre e de escritor, foi, ainda, colaborador da administração da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada e vogal, vice-presidente e presidente do Instituto Cultural. Foi, também, diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. 

Faleceu a 20 de setembro de 2003, em Ponta Delgada, aos 83 anos de idade. Atualmente, é visto como uma figura emblemática da cultura açoriana.



Resultado de imagem para josé de almeida pavão
Fonte da imagem.

Para celebrar o legado literário e humano desta grande figura que muito fez pela cultura açoriana, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada organizou três eventos para o dia 6 de dezembro de 2019. O colóquio José de Almeida Pavão: uma vida dedicada à cultura, que irá começar pelas 14h30, irá contar com a presença do Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte, cuja comunicação tem como título Da sábia química de Almeida Pavão. De seguida, Zeca Medeiros e Emanuel Macedo irão falar sobre a adaptação televisiva d'Os Xailes Negros. Por fim, a Professora Doutora Maria Leonor Pavão Sequeira de Medeiros abordará o percurso do antigo diretor da BPARPD.

A apresentação da reedição d'Os Xailes Negros está marcada para as 17h30 e, de seguida, pelas 18h, será inaugurada a exposição José de Almeida Pavão: o mestre e a escrita, que estará disponível para o público até ao dia 6 de março de 2020.



Almeida Pavão
Carta informativo.


No blogue, ao longo desta semana, poderão contar com algumas sugestões de leituras de livros de José de Almeida Pavão.


Fontes:

Comemoração do centenário do nascimento Professor Doutor José de Almeida Pavão Júnior. Disponível em: https://bparpd.azores.gov.pt/evento/comemoracao-do-centenario-do-nascimento-professor-doutor-jose-de-almeida-pavao-junior/. Acedido a 2 de dezembro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário