terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Quase um século de Clarice Lispector

Clarice Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, na Ucrânia. Tinha apenas dois meses quando a família, de origem judaica, foi viver para o Brasil, pois os pais já não se sentiam seguros na Europa.

Antes de ir para a Universidade, já lia autores como Hermann Hesse, Dostoiévsky, Júlio Dinis, Eça de Queirós, Machado de Assis, Jorge Amado, etc.

Em 1938, foi para a Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Simultaneamente, deu aulas particulares de matemática e de português, aprendeu dactilografia e frequentou aulas de Cultura Inglesa. Concluiu o curso em 1943, aos 24 anos. Nesse mesmo ano, publicou o seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, com o qual obteve o seu primeiro prémio, Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras.


1942
Capa da primeira edição do seu primeiro romance.
Fonte da imagem.


Foi secretária e tradutora. Apesar dos obstáculos que as mulheres enfrentavam no mundo do trabalho, Clarice Lispector conseguiu ser jornalista, o que era raro no Rio de Janeiro dos anos 40 do século passado. Foi, ainda, e principalmente, uma escritora de renome, tendo publicado romances, novelas, contos, crónicas, etc. Os livros infantis surgiram graças ao seu filho mais novo, Paulo, que, um dia, quis que a mãe escrevesse uma história para ele. Foi assim que nasceu o primeiro livro infantil de Lispector, O Mistério do Coelho Pensante, inspirado nos animais de estimação do filho.



1953
Clarice com o seu filho mais novo, Paulo, em 1953.
Fonte da imagem.


A sua obra literária é reconhecida pelos temas que muito explorou, como os relacionamentos amorosos e os seus problemas, a descoberta da força interior na solidão e as epifanias. A sua obra encontra-se disponível em 30 idiomas, como o hebraico, o coreano, o finlandês, o inglês, o francês, o espanhol, etc.


Faleceu no dia 9 de dezembro de 1977,  um dia antes de celebrar o seu 57.º aniversário.


Resultado de imagem para clarice lispector"
Fonte da imagem.


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem, para empréstimo, diversos livros
Esta lista conta apenas com três títulos:

  • LISPECTOR, Clarice - Contos. Lisboa: Relógio d'Água D. L., 2002. 362 p.
    EMP 82(81)-34 LIS/con;

  • ________________- A hora da estrela. Lisboa: Relógio d'Água D. L., 2002. 93 p.
    EMP 82(81)-31 LISP/hor;

  • ________________ - O mistério do coelho pensante. Lisboa: Relógio d'Água D. L., 2013. 19 p.
    JUV 82-34 UNI/mis.



Fontes:
GOTLIB, Nádia Battella - Vida. Disponível em: https://claricelispectorims.com.br/vida/;
MODELLI, Laís (2018, 10 de dezembro) - Clarice Lispector: mais de 40 anos após morte, escritora desperta mais questões do que quando viva. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42313869. Acedido a 10 de dezembro de 2019;
BRITO, Carina (2019, 7 de outubro) - Clarice Lispector: o que você precisa saber sobre a autora para o Enem. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Vestibular-e-Enem/noticia/2019/10/clarice-lispector-o-que-voce-precisa-saber-sobre-autora-para-o-enem.html. Acedido a 10 de dezembro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário