segunda-feira, 14 de outubro de 2019

The Booker Prize: O que é?

Anteriormente conhecido como Man Booker Prize, o Book Prizer consiste em dois tipos de prémios literários: o Booker Prize Internacional, que é atribuído a um escritor cuja língua materna não é o inglês e ao seu tradutor para a língua inglesa, e o Booker Prize para Ficção, para escritores de língua inglesa cujos livros foram publicados no Reino Unido ou na Irlanda.

Resultado de imagem para booker prize logo 2019
Logótipo do Booker Prize de 2019.
Fonte da imagem.

A alteração do nome deve-se à mudança de empresas que financiam os prémios. Durante 18 anos, o Man Group patrocinou, com sucesso e de forma generosa, os dois galardões. No dia 1 de junho de 2019, Crankstart, a fundação de caridade de Sir Michael Moritz e da sua mulher, Harriet Heyma, deu início ao seu apoio à fundação The Booker Prize.

A escolha dos vencedores do Booker Prize para Ficção é feita por um painel de 5 jurados (que são sempre diferentes todos os anos), que podem ser críticos literários, escritores, professores universitários, políticos ou atores. Esse painel é apontado pela própria Fundação e é escolhido conforme os conselhos do comité consultivo da Fundação The Booker Prize . Os jurados devem ler as obras submetidas e, a partir daí, devem formar uma lista de doze ou treze livros, que depois diminuirá para seis livros. A partir desses seis, escolhem o vencedor, cujo livro é visto como o melhor na categoria de obras longas de ficção. Para ser elegível, o livro deve ter sido publicado entre o dia 1 de outubro do ano anterior e o dia 30 de setembro do ano da entrega do prémio e as obras devem ser submetidas entre dezembro e março. 


Resultado de imagem para booker prize 2019 judges
Os jurados de 2019.
Fonte da imagem.


Em termos monetários, o vencedor recebe 50.000£ (quase 56.900€) e, tal como os finalistas, recebe, ainda, um cheque de 2.500£ (quase 2.850€) e um exemplar encadernado do seu livro. O prémio garante, também, sucesso internacional.

O Booker Prize Internacional de 2019 foi atribuído a Jokha Alharthi, pelo seu romance Celestial Bodies, no dia 21 de maio. Foi traduzido por Marilyn Booth e narra a a história de três irmãs que vivem na aldeia omanense de al-Awafi. Uma delas, Mayya, casa-se com um pretendente rico depois de um desgosto de amor. Uma outra irmã, Asma, casa-se por dever. Já Khawla espera por um homem que emigrou para o Canadá. O prémio foi, pela primeira vez, dado a um livro escrito em árabe. No caso deste galardão, o prémio de 50.000£ é dividido entre o escritor e o tradutor.

Milkman, de Anna Burns, foi o romance que ganhou o Man Booker Prize para Ficção de 2018. Pela primeira vez, um escritor da Irlanda do Norte recebeu este prémio. O livro foi recentemente publicado pela Porto Editora e conta uma história que se passa durante os conflitos entre as duas Irlandas, focando-se na perspetiva de uma jovem de 18 anos que é perseguida por um milkman (leiteiro), um homem mais velho que faz parte de uma operação paramilitar. Retrata temas como o assédio sexual e a brutalidade.


Imagem relacionada
A vencedora de 2018 na cerimónia da entrega do prémio.
Fonte da imagem.

O vencedor do Booker Prize para Ficção de 2019 será anunciado hoje, dia 14 de outubro, entre as 20h30m e 21h30m (fuso horário açoriano). Os finalistas são Margaret Atwood (The Testaments), Salman Rushdie (Quichotte), Lucy Ellman (Ducks, Newburyport), Bernardine Evaristo (Girl, Woman, Other), Chigozie Obioma (An Orchestra of Minorities) e Elif Shafak (10 Minutes 38 Seconds in This Strange World). Esta edição marca os 50 anos de existência do Booker Prize.




Fontes:


FAQs. Disponível em: <https://thebookerprizes.com/faq>. Acedido a 14 de outubro de 2019;

Entering the Awards. Disponível em: <http://manbooker.15.dev.fourplc.com/submissions>. Acedido a 14 de outubro de 2019;

The Booker Prize. Disponível em: <https://thebookerprizes.com/fiction>. Acedido a 14 de outubro de 2019;

Cipriano, Rita. Sequela de Handmaid's Tale, de Margaret Atwood, finalista do Man Booker Prize. 2019. Acedido a 14 de outubro de 2019, em: https://observador.pt/2019/09/04/sequela-de-handmaids-tale-de-margaret-atwood-finalista-do-man-booker-prize/;

Cipriano, Rita. Jokha Alharthi, do Sultanato de Omã, vence Man Booker Prize International. 2019. Acedido a 14 de outubro de 2019, em: https://observador.pt/2019/05/21/jokha-alharthi-do-sultanato-de-oma-vence-man-booker-prize-international/;

Cipriano, Rita. Anna Burns é a primeira escritora da Irlanda do Norte a vencer o Man Booker Prize. 2018. Acedido a 14 de outubro de 2019, em: https://observador.pt/2018/10/16/anna-burns-vence-man-booker-prize-2018/.

Sem comentários:

Enviar um comentário