sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Joanne Purcell: Registos Fonográficos da Tradição Oral Açoriana

Joanne Burlingame Purcell, professora universitária e investigadora norte-americana, nasceu em 1938 e faleceu em 1984, com 46 anos. Desempenhou um grande papel no estudo e na divulgação da tradição oral portuguesa, principalmente quanto aos Açores e à Madeira. Estudou na Universidade da Califórnia, onde tirou o curso de Filologia Românica e Ibérica e concluiu a tese de licenciatura (Traditional Ballads from California).

Graças a uma bolsa de estudo da Comissão Fullbright luso-americana, Purcell esteve nos Açores em 1969 e 1970 para recolher romances, contos, orações e provérbios do arquipélago. Esse estudo acabou por ser publicado na revista Atlântida, com o título "A Riqueza do Romanceiro e Outras Tradições Orais das Ilhas dos Açores". Este texto foi mencionado esta semana como um dos aconselhados para os interessados na tradição oral açoriana. Para (re)ler a publicação, clique aqui.

Hoje, o evento que será realizado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada é a celebração dos 50 anos da estadia passageira de Purcell nos Açores. Pelas 18h, será apresentada a Base de Dados Online, onde poderão ver e ouvir o que Purcell recolheu durante 11 meses nos Açores. Pelas 18h30, Ângela de Almeida irá falar sobre a investigadora e o romanceiro.


Será, portanto, uma celebração da vida e da obra de uma grande investigadora, valorizando, também, o grande património oral dos Açores.

Para consultar o espólio de Joanne B. Purcell, clique aqui.



Cartaz do evento.


Fontes:

ALMEIDA, Ângela de. Vida e Obra. Disponível em: http://www.culturacores.azores.gov.pt/joanne-purcell/vida-e-obra.aspx. Acedido a 29 de novembro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário